INFOMATRIX BRASIL 2018

01/10/2018 18:24

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Araranguá em parceria com as organizações INFOMATRIX Brasil, Sociedad Latinoamericana de Ciência y Tecnología Aplicada A.C. (SOLACYT) e Organização Iberoamericana de Ciências, promove a IV Edição da INFOMATRIX Brasil 2018 entre os dias 02 e 05 de Outubro. O Concurso funcionará como eliminatória Continental Oficial, a fim de selecionar participantes a diversos eventos Internacionais, com o Concurso Internacional de Projetos de Cómputo – INFOMATRIX Mundial (Romênia), Robotchallenge (China), MOSTRATEC (Brasil), Genius Olympiad (EUA), Magma Recerca (Espanha), ATAST (Tunísia), OKSEF (Turquia), Fazendo Ciência (Chile), Feira da Ciência (Espanha), Feira do Ambiente (Argentina), Muestra Científica Latinoamericana (Peru), Infomatrix Latinoamérica (Equador, Brasil, México e Colômbia), Eureka (Peru), dentre outros. A INFOMATRIX Brasil foi criada para que alunos desde a educação básica até a Universidade possam apresentar seus projetos e sejam avaliados por um comitê científico.

“Para este ano teremos 40 projetos pré-selecionados, 130 participantes de diferentes países, a saber: México, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Brasil (com a presença de diferentes estados – SC, RS, MG, PR, CE, RN, MA, dentre outros) “. Destaca o docente da UFSC e um dos organizadores do evento, Rafael Cypriano Dutra.

O evento será realizado nas instalações da UFSC – Campus Araranguá e conta com a seguinte programação: 02/10 – credenciamento, abertura oficial e noite cultural (apresentações artísticas e culturais); 03 e 04/10 – exposição dos projetos e avaliações; 05/10 – cerimônia de premiação, com distribuição de certificados, medalhas, troféus, brindes e outros.

“A INFOMATRIX Brasil 2018 e uma oportunidade única à comunidade científica e não científica do município, estado e América Latina, a fim de proporcionar uma discussão mais ampla do conhecimento e inovação, estimulando assim os nossos jovens a produzirem ciência. Oferecemos a oportunidade das escolas municipais, estaduais, públicas e privadas inscreverem seus respectivos projetos de iniciação científica neste evento. Reiteramos que este evento irá inserir nossa cidade e Instituição no cenário Internacional da Ciência e da Tecnologia, contribuindo para o maior intercâmbio científico-cultural desta cidade, e possibilitando aos jovens do extremo sul catarinense participar dessa feira de sucesso e desfrutar da beleza de poder estar em contato com outras mentes pensantes e atuantes na ciência.” Completa Rafael.

Outras  informações a respeito do evento podem ser obtidas através do e-mail: brasil@solacyt.org